Curso Profissional de Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos (TGEI)

Curso

Descrição: 

IEDP - Cursos Profissionais - Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos

Os cursos profissionais do IEDP, formam técnicos nas mais diversas áreas de formação, pelo que o Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos formado na nossa Escola Profissional é um profissional qualificado e habilitado a instalar, configurar, fazer manutenção, dar suporte e administrar, equipamentos e redes informáticas de acordo com as mais modernas tendências tecnológicas.

O técnico de gestão de equipamentos informáticos tem também uma formação sólida em linguagens de programação relacionadas com o seu perfil profissional.

O técnico de gestão de equipamentos informáticos fica certificado a nível escolar e profissional e pode prosseguir estudos superiores.

O curso de gestão de equipamentos informáticos procura formar jovens numa vertente voltada para o hardware e a gestão de redes. O curso profissional de técnico de gestão de equipamentos informáticos, muitas vezes designado apenas por TGEI, forma de forma sólida para a área de Informática e procura fornecer às empresas técnicas especializadas em gestão de equipamentos informáticos e ainda com skills em outras áreas de Informática.

O técnico de gestão de equipamentos informáticos ou curso profissional de gestão de equipamentos informáticos permite ainda o prosseguimento de estudos.

No IEDP - Instituto de Educação e Desenvolvimento Profissional este é um dos cursos que permitiu à escola profissional posicionar-se no 2º lugar do ranking das escolas profissionais.

Os alunos deste curso, acedem na nossa escola profissional a estágios internacionais, o que tem vindo a aumentar a empregabilidade do curso.

Perfil Profissional: 

No final dos três anos de formação este técnico será capaz de:

  • Realizar actividades de concepção, especificação, projecto, implementação, avaliação, suporte e manutenção de sistemas.
Condições de Acesso: 

9º Ano de escolaridade ou equivalente.

Certificação: 

A conclusão com aproveitamento deste curso profissional confere o 12º ano de escolaridade e um certificado profissional de nível IV.

Plano Curricular: 

Curso Profissional - Gestão Informática

Saídas Profissionais

Saídas Profissionais: 

Sendo uma área de forte cariz tecnológico as saídas profissionais são múltiplas e associadas principalmente a:

  • Empresas fornecedoras de soluções informáticas de Hardware;
  • Empresas de manutenção de Hardware e vendedores de equipamentos informáticos;
  • Empresas e instituições detentoras de equipamentos e sistemas informáticos;
  • Outras empresas com necessidades de operadores ou formadores de informática.

Actividades

Projeto Sala de Aula - TGEI-12

Os alunos de TGEI 12, realizaram ao longo do 2º Período, um projeto em sala de aula no âmbito das disciplinas técnicas de IMEI (Instalação, manutenção de Equipamentos Informáticos) e CD (Comunicação de Dados), com o intuito de através do método expositivo, mostrar a alunos, professores e público em geral a arquitetura de um PC e pôr em prática conhecimentos transmitidos e adquiridos em sala de aula.

 

A escola profissional IEDP em Parceria com a Entrajuda

A colaboração entre a nossa escola, IEDP,  e a associação Entrajuda, resultou numa parceria que visa desenvolver competências sociais e profissionais dos alunos da nossa escola profissional.
Esta formação destina-se ao curso profissional de técnico de gestão de equipamentos informáticos.

Escola Profissional IEDP - Curso Profissional de Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos - Provas de aptidão Profissional

No dia 13 de Julho de 2011, realizaram-se no Instituto de Educação e Formação Profissional (IEDP) as apresentações das Provas de Aptidão Profissional (PAP) dos alunos do 3ºano do Curso Profissional Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos.

Perante um júri composto por cinco pessoas representativas da Escola, dos trabalhadores da área e ainda das entidades empregadoras, foram realizadas
apresentações nas áreas de redes informáticas, modding e criação de um datacenter.

Escola Profissional IEDP - Visita de Estudo ao Pavilhão do Conhecimento

Os alunos do IEDP dos cursos profissionais de Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos visitaram o Pavilhão do Conhecimento, onde visionaram 3 exposições importantes no âmbito da disciplina de Fisoco-Quimica.

Exposição 1 – “Extremos – Viver no Limite”
Calor intenso, frio gélido, falta de água, escassez de oxigénio, escuridão permanente: estes são desafios extremos à existência de vida. No entanto, mesmo nos locais mais inóspitos do planeta encontramos seres vivos perfeitamente adaptados. Venha saber como é viver no limite.

Escola Profissional IEDP - Visita de Estudo ao Museu da Ciência no âmbito das disciplinas de Matemática e Físico-Química

Os alunos do IEDP dos cursos profissionais de Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos  visitaram ao Museu da Ciência da Universidade de Lisboa onde  puderam participar em duas exposições: “Jogos Matemáticos através dos tempos” e “Exposição Participativa de Física”.

Vídeos

O IEDP e a turma TGEI-07 do Curso Profissional de Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos


Escola Profissional IEDP - Dia do Halloween Curso Profissional de Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos (TGEI-08)


O IEDP e as suas turmas dos Cursos Profissionais  na Futurália