Cursos Profissionais

IEDP - Cursos ProfissionaisOs cursos profissionais são uma modalidade de cursos formação, que se caracteriza por uma forte ligação com o mundo profissional, em que a aprendizagem valoriza o desenvolvimento de competências direccionadas para o exercício de uma profissão, o que facilita o ingresso no mercado de trabalho, e ainda o acesso ao ensino superior. São cursos com um volume de 3 200 horas repartidas por 3 anos, que conferem uma dupla certificação: diploma de conclusão do 12º ano e certificado de qualificação profissional de nível IV. Esta tipologia de formação encontra-se organizada por módulos, com avaliação autónoma o que permite maior flexibilidade e respeito pelos ritmos individuais de aprendizagem. O aluno acede a um curso profissionalizante, podendo desta forma efectuar o seu percurso académico ao mesmo tempo que obtém uma certificação profissional.

Os alunos para poderem candidatar-se a estes cursos têm de ter concluído com aproveitamento o 9º ano de escolaridade ou equivalente.

cada curso profissional organiza-se em componentes de formação:

Formação sócio cultural
Idêntica para todos os cursos profissionais, inclui:

  • Português;
  • Língua estrangeira;
  • Área de integração;
  • Tecnologias da informação e da comunicação;
  • Educação física.

Formação científica
As disciplinas da formação científica são definidas em função do curso. Os exames nacionais de acesso, para a maioria dos cursos do ensino superior, realizam-se nestas disciplinas.

Formação técnica
Esta componente inclui as disciplinas técnicas de cada perfil profissional, variável com o curso.

Formação em contexto de trabalho
A formação em contexto de trabalho realiza-se numa empresa, instituição pública ou privada, sob a forma de estágio curricular, com uma carga de 600 horas.

O estágio tem por objectivo:

  • Promover a aprendizagem, em situação real, de práticas profissionais representativas da totalidade do perfil funcional do respectivo curso;
  • Proporcionar experiências que facilitem a futura integração dos jovens no mundo do trabalho;
  • Preparar o estudante para aceder a formações pós-secundárias ou ao ensino superior, se for essa a sua vontade.

Os cursos profissionais compreendem a apresentação dum trabalho final, de índole globalizante, denominada prova de aptidão profissional.

PAP – Prova de aptidão profissional
A PAP consiste na realização de um trabalho ou projecto relacionado com a área técnica do curso que o aluno frequenta, que no final do estágio deverá ser apresentado e defendido perante um Júri constituído por representantes da escola, pelo acompanhante do projecto e por um representante de associação empresarial, profissional ou sindical da área