Normas PAP - Estagio

Em que consiste a PAP

A PAP é um projeto a desenvolver em contexto escola, tendo a carga horária semanal de 2 tempos. Paralelamente os alunos deverão também desenvolver o projeto nos seus tempos livres e em casa,devem ter em conta as aulas e os temas abordados nas aulas de Formação Tecnológica e deverão mostrar algumas das competências adquiridas durante o curso. O projecto deve ser orientado e acompanhado por um, ou mais, professores orientadores. A PAP faz parte integrante da avaliação dos alunos do IEDP, sendo a nota obtida uma das principais componentes na nota de final de curso. Os critérios de avaliação da PAP foram definidos pelo Concelho Pedagógico e devem ser apresentados antes do início da fase de execução do projecto. Durante todas as fases da PAP deverão ser organizados com regularidade e incluídos no plano curricular Seminários da PAP cujo principal objectivo é a troca de experiências e discussão dos problemas encontrados.

Acesso à PAP

Salvo determinação específica no regulamento do curso apenas os alunos com dois terços do curso completo (todos os módulos de todas as disciplinas do primeiro e segundo ano completo) poderão iniciar a fase de pré – projecto.

Estágio

O estágio faz parte integrante do plano de estudos dos Cursos Profissionais em que terá um contexto parecido ao do perfil do curso.

O Estágio visa:

-Promover a aprendizagem em contexto real em prática e atitudes de acordo com o curso escolhido;

-Desenvolver capacidades que permitam ao aluno integrar-se na vida activa.

O estágio realiza-se em empresas em parceria com o IEDP que tenham actividades que correspondam aos cursos existentes na escola.

 

Fases

Data de Conclusão

Introdução ao Projecto

Final do 1º Período

Projecto

Fins de Maio

Execução

Apresentação/Avaliação

Entre Julho/Setembro

Fase de Introdução ao Projecto

Esta fase inicia-se formalmente no início do 3º ano, através de uma reunião entre os alunos que possuam os pré- requisitos para iniciar a PAP e o Coordenador do Curso. Nessa reunião serão discutidos os seguintes aspectos:

- Informação genérica sobre a PAP;

- Levantamento e primeira avaliação das ideias que cada aluno pretende desenvolver no projecto de PAP.

Fase de Projecto

Os alunos deverão apresentar por escrito o projecto final de PAP, em que deve incluir os seguintes aspectos:

- Identificação do projecto e do seu autor;

- Identificação do professor proposto para orientador da PAP;
- Tema/ideia do projecto;

- Objectivos gerais;

- Enquadramento no plano curricular e projecto profissional do aluno;

- Forma de avaliação e apresentação de um relatório final;

- Bibliografia;

- Recursos necessários para a sua concretização e orçamento final.

Fase de Execução

Nesta fase o aluno é acompanhado pelo professor orientador do projecto em que deve constar uma parte informativa e uma parte avaliativa. Até ao final de Maio o aluno deve apresentar o relatório da PAP incluindo também um parecer e avaliação do professor orientador. O relatório deverá incluir uma descrição de todo o processo realizado, as principais aprendizagens, as dificuldades e todos os documentos e produtos resultantes do trabalho desenvolvido.

Fase de Apresentação / Avaliação

A avaliação da PAP deverá decorrer entre Julho/Setembro, através da defesa pública do relatório, pelo aluno e com duração de 20/30 minutos, face a um júri decidido pela Direcção Pedagógica do IEDP. Esse júri terá os seguintes elementos:

- Presidente do Conselho Pedagógico;

- Coordenador do Curso;

- Representante de um sector/empresa associado ao curso;

- Professor orientador do projecto.

Para poder haver uma decisão final, o júri precisa de ser constituído por pelo menos 3 destes elementos. Apenas consideram-se aprovados na PAP os alunos que tenham tido uma classificação superior a 10 valores.

Duração do Estágio

O estágio realizar-se-á apenas a seguir á conclusão das unidades modulares do curso e a tempo inteiro.

Acesso ao Estágio

Apenas têm acesso ao estágio os alunos que tiverem concluído com sucesso todos os módulos de todos os anos do curso.

Faltas em Regime de Estágio

A assiduidade do aluno estagiário e controlada através de uma folha de ponto devidamente assinada pelo estagiário e pelo acompanhante de estágio. As faltas dadas pelo estagiário devem ser justificadas ao acompanhante de estágio, e as mesmas faltas devem ser compensadas.

Competências do Aluno

-Cumprir o Plano de Estágio designado pelo Coordenador do Curso;
-Respeitar as normas de funcionamento da empresa onde cumprir o estágio;
-Ser assíduo, pontual e criar boas relações de trabalho;
-Participar nas reuniões de acompanhamento.

Avaliação do Estágio

A assiduidade, pontualidade, execução de tarefas do aluno estagiário são controladas através de uma folha devidamente assinada pelo estagiário e pelo orientador de estágio.