Apoio ao Aluno

IEDP - Rita BarataO IEDP – Instituto de Educação e Desenvolvimento Profissional está atento e mobilizado, para mecanismos de recuperação e planos de apoio sempre que surjam dificuldades de acompanhamento das actividades de formação.

A estratégia definida decorre do entendimento de que é prioritário proporcionar a cada indivíduo percursos de educação e formação que lhe permitam atingir os objectivos que definiu como essenciais para a sua vida pessoal e profissional, o que pose passar pela frequência dum curso profissionalizante.

Partindo deste princípio o IEDP dispõe de um Serviço de Acompanhamento Educativo, que apoia o nosso centro de formação e que inclui as seguintes valências:

  1. Serviço de Psicologia e Orientação
  2. Núcleo de Apoio Educativo.

IEDP - ProfessoresOs Serviços de Acompanhamento Educativo destinam-se a promover as condições que assegurem a plena integração profissional e o sucesso escolar dos estudantes.

O Serviço de Psicologia e Orientação é da responsabilidade de uma equipa de Técnicos: Psicologos, Orientadores Sociais, Terapeutas da fala, Nutricionistas e Pedagogos que dão suporte à promoção do sucesso dos estudantes .

O Núcleo de Apoio Educativo é constituído por todos os Directores de Turma e pelos professores das disciplinas por eles designados e destina-se a prestar apoio educativo aos estudantes e, em diálogo com a família garantir o objectivo primordial do IEDP que é o de oitenta por cento (90%) dos estudantes obterem avaliação positiva nas disciplinas que compõem a sua formação.

O Núcleo de Apoio Educativo tem as seguintes funções:

  1. Repor aulas a que o estudante tenha faltado;
  2. Esclarecer as dúvidas que os estudantes apresentem;
  3. Acompanhar os estudantes que apresentem classificação inferior a cinquenta por cento em alguma disciplina ou módulo do curso, no sentido de promover os esclarecimentos das dúvidas sentidas e a realização de teste de recuperação;
  4. Acompanhar estes estudantes até à sua integração completa nos conteúdos da disciplina ou disciplinas em que apresentam classificação negativa;
  5. Promover trabalhos individuais e/ou de grupo, com vista à recuperação das classificações apresentadas pelos alunos;
  6. Orientar os estudantes durante o desenvolvimento de trabalhos ou projectos.

O trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, no contexto atrás enunciado tem permitido, recuperar diversas dificuldades diagnosticadas aos alunos, como tem contribuído para caracterizar precocemente reais problemas que necessitem de um acompanhamento mais técnico por parte do nosso psicólogo.

Podemos pois dizer, que trabalhamos em prole da qualidade da formação, preocupando-nos para que cada curso de formação conduza os utentes ao sucesso pessoal e profissional por que tanto anseiam.