Mensagem da Direcção

IEDP - Directora Pedagógica - Carmen Sabino

Em tempos de mudança acelerada, em compassos sempre novos, surgem espaços de inovação e de experiência, que temos de ser capazes de aproveitar e tal só parece ser possível se pessoas altamente motivadas encontrarem o seu espaço de trabalho e desenvolvimento em organizações fortemente vocacionadas para superar as suas próprias limitações e os desafios do universo global e fluido que nos cerca. Resumindo, onde pessoas felizes, são capazes de se envolver em projectos que os motivem e onde se reconheçam.

De facto, a mudança é algo que muitas vezes não é aceite como natural, já que parece ser da natureza humana desconfiar de tudo o que trás instabilidade e abala os alicerces do universo conhecido. A mudança transmite muitas vezes desconforto e angústia por pressupor uma certa dose de incerteza, sendo contudo possível estabelecer uma relação estreita entre a mudança vivenciada pelas sociedades actuais e os fenómenos de globalização. Torna-se portanto pertinente aprofundar a nossa compreensão sobre os processos de mudança, que parecem indubitavelmente associadas à forma como hoje se partilha a informação, se constroem as relações sociais, as relações de e com o trabalho, se estrutura a vida familiar, em suma como se vive o quotidiano e como se prospectiva o futuro.

O ensino profissional é parte da resposta à necessidade de gestão da mudança, ao permitir a adequação dos sistemas de educação/formação a contextos profissionais que se renovam permanentemente e nos quais os cidadãos têm de se orientar. De facto, permite que jovens possam ingressar no mundo do trabalho com uma vantagem concorrencialmente considerável e que possam também contribuir para o esforço de crescimento económico e social que a todos dizes respeito.

Assim, O IEDP como instituição de ensino, acredita profundamente que pode contribuir para os altos desígnios nacionais, centrando no desenvolvimento humano e profissional a sua acção. O aluno/jovem/formando é o cerne de todo o processo e nele, nas suas capacidades individuais, deposita-se a esperança no futuro.

O espaço onde o IEDP se afirma é na concretização do destino individual de cada um. Cada aluno/jovem/formando é um potencial caso de sucesso. Cada um, independentemente do seu passado escolar, contexto familiar ou sociocultural, pode afirmar-se, desenvolver capacidades e competências, contribuir positivamente para a construção do espaço coletivo e para a sua afirmação enquanto pessoa.

O IEDP é uma escola de excelência, que conta com profissionais de excelência, pelo que defende:

*      O desenvolvimento de uma cultura de participação nacional e europeia;

*      O desenvolvimento das competências profissionais e técnicas dos seus alunos/jovens/formandos e dos seus profissionais;

*      O incremento do estudo e aplicação das línguas estrangeiras ao contexto educativo;

*      O incremento de experiencias educativas que envolvam outras culturas e povos;

*      O incremento da educação pela arte;

*      O desenvolvimento de competências ligadas ao domínio das ferramentas de comunicação;

*      A construção do espírito de cidadania, visitando o nosso lugar na europa e no mundo.

VIVA O IEDP!

Lina Candeias
Directora Pedagógica do IEDP