Serviço de Psicologia e Orientação – SPO

IEDP - SPOO Serviço de Psicologia e Orientação – SPO, do IEDP, é um projecto que tem como objectivo enquadrar o aluno o melhor possível no ambiente escolar, familiar, social e cultural tendo em conta as suas dificuldades, anseios, apetências e gostos.

Este projecto tem como pedras basilares a autenticidade na relação com o outro, a preocupação com o seu bem-estar, o respeito pela sua dignidade e pelos seus direitos, a protecção dos seus interesses, a responsabilidade científica, profissional e social.
 
O SPO do IEDP, desenvolve e implementa junto da comunidade escolar diversas estratégias de intervenção, entre as quais:
  • Orientação escolar e profissional;
  • Atendimento psicológico individual a alunos;
  • Grupo de competências sociais em contexto de grupo/turma;
  • Atendimento a professores;
  • Plano de prevenção primária, que contempla:
  • Formação para a afectividade vs sexualidade;
  • Campanhas de sensibilização;
  • Implementação de acordos de cumprimento (assiduidade, avaliação e comportamento);
  • Enquadramento na vida activa;
  • Trabalho em rede com outras entidades.

Considera-se também importante envolver a família na comunidade escolar e, desta forma, os encarregados de educação são sempre convocados para que, em conjunto, se possam partilhar e delinear estratégias que permitam um melhor enquadramento no contexto escolar mas também no contexto familiar.

Para que o sucesso da nossa acção esteja assegurado é imprescindível a parceria que se tem estabelecido com as restantes estruturas do IEDP, direcção pedagógica, gestão da formação e equipa pedagógica, formando-se uma equipa pluridisciplinar responsável por toda a dinâmica de actuação do serviço.
 
Mediante o envolvimento e a partilha com os alunos pretende-se com a estrutura criada, mais do que treinar aprendizagens, incitar a reflexão crítica, gerir os afectos e conter as angústias de modo a ajudar os alunos na transformação da forma como pensam as suas próprias vidas, enquanto adolescentes e enquanto pessoas responsáveis.
 
Partindo do pressuposto de que se nos centrarmos nas virtudes e competências, podemos potenciá-las e mais facilmente desenvolver muitas outras, o SPO tem pretendido ir ao encontro das fragilidades práticas quotidianas de cada jovem, analisando comportamentos e seus significados.
 
Estará sempre nas nossas mentes ajudar os jovens a serem pedagogicamente mais hábeis, socialmente mais activos, emocionalmente mais estáveis, ou seja…mais felizes!
 
O SPO do IEDP é assegurado pelo Psicogym – Psicologia e Ginásio de Competências.
Rita Barata
Psicóloga Clínica e Coordenadora do Serviço de Psicologia e Orientação
 
Psicogym - Ginásio de Competências