Workshop “Importância do Pátio Escolar” pelo Instituto de Apoio à Criança (IAC)

No passado dia 29 de Novembro, as turmas de 1º ano de Técnico de Apoio à Infância e Técnico de Animação Sociocultural receberam a Drª. Melanie Tavares, coordenadora da mediação escolar do Instituto de Apoio à Criança (IAC), a qual veio transmitir-nos variados conhecimentos imprescindíveis à prática profissional do curso.

O IAC tem como objetivo principal contribuir para o desenvolvimento integral da criança, na defesa e promoção dos seus direitos, procurando em cada momento ser a voz que chama a atenção, pressiona, atua, realiza ações que ajudem a que mais crianças vivam com alegria o tempo de ser criança.

Com isto, o IAC preserva os seguintes valores: eficácia, esforço, tenacidade, inovação, integridade, trabalho em equipa, qualidade, respeito e trabalho em parceria.

Mediante o que nos foi explicado, destacam-se assim os direitos primordiais das crianças, como o direito a uma identidade, tal como foram debatidos determinados acontecimentos ocorridos em pátios escolares. Neste contexto surge assim uma maior preocupação com o bem-estar físico, social e mental da criança, passando pelo educador o dever de os vigiar, de modo a diminuir possíveis conflitos entre as mesmas.

Este workshop foi deveras importante para nós, uma vez que, como auxiliares de infância, devemos permanecer atentas ao mais pequeno pormenor, de modo a poder contribuir para o desenvolvimento da criança.

Notícia elaborado por: Inês Nunes, Julieta Rodrigues, Raquel Faria TAI 12