Projecto Educativo

O Projecto Educativo do IEDP - Instituto de Educação e Desenvolvimento Profissional assenta na formação, acompanhamento, avaliação e recompensa, dos três eixos fundamentais que se intersectam e dos quais resulata a verdadeira razão de ser  desta Escola Profissional: os Estudantes, os Docentes e as Empresas.

  • Os Estudantes, porque (i) têm direito a alternativas ao ensino regular, que os prepare para o mercado de trabalho, dando-lhes simultaneamente a possibilidade de continuarem os seus estudos noutros níveis de ensino, se assim o desejarem; (ii) têm de ver recompensado o esforço de investimento do seu tempo na educação/formação e porque têm de ser preparados para competirem com os melhores a nível nacional e europeu.
     
  • Os Docentes, porque têm de ver recompensado o seu esforço, preparação técnica e pedagógica de transmissão de conhecimentos aos Estudantes, que vão ser o seu reflexo no mercado de trabalho e muitas vezes no seu dia-a-dia, ao mesmo tempo que devem assegurar que Aprender a Aprender é um propósito da instituição.
     
  • As Empresas parceiras deste projecto, porque têm de ver recompensado o seu investimento de integração destes alunos/formandos em estágios e a sua participação na formação da área técnica, através da colocação, nos seus quadros, de indivíduos capazes de contribuir para o crescimento e aumento de competitividade da Empresa e do País.

Neste contexto, o PEE do IEDP é cuidadosa, continuamente e minuciosamente repensado e dinâmico, na medida em que, as alterações que vão sendo introduzidas, colocam a escola cada vez mais próximo dos seus macro objectivos: FORMAR, QUALIFICAR E EMPREGAR.

A implementação do Projecto Educativo conduz à certificação anual  de mais de 95% dos alunos inscritos no terceiro ano, e à colocação em estágio, em empresas da área de formação dos cursos,  de 100% dos alunos finalistas. Todos os anos mais de  30% dos finalistas ingressaram no Ensino Superior e todos os finalistas acederam a estágios na sua área de formação. Todos os anos os nossos finalistas são reconhecidos pelo seu mérito, obtendo rápida colocação no mercado de trabalho.

Acreditamos profundamente no ensino profissional, valorizamos todos os esforços para dignificar esta modalidade de ensino.